Este projecto propõe um edifício que se destina única e exclusivamente ao ensino, numa tentativa de colmatar a enorme falta de salas polivalentes, de aula e gabinetes para professores, sendo esta a sua base programática o edifício é composto por:
Em termos formais, o edifício proposto pretende acima de tudo afastar-se do existente, visto ser de uma outra época, regido por condicionantes materiais e de morais diferentes. Devido a essa intenção de dissociação, os dois edifícios foram separados fisicamente. No novo edifício utilizaram-se materiais e formas mais actuais com intenção de dar ao edifício um carácter moderno sem fugir à proporção do existente. A utilização do reboco sintético e de aberturas rasgadas sao disso um exemplo, mas também como forma de clarificação dos espaços interiores.
A interligação entre os dois corpos (proposto e existente), assim como a circulação horizontal é traduzida de forma leve e transparente para que se consiga, mesmo depois da intervenção, seguir a volumetria do corpo principal da escola. Para isso utilizou-se um material apropriado para o efeito, o vidro.
A circulação vertical é constituída por uma escada integrada no espaço de circulação proposto e um elevador.
Internamente procurou-se uma boa fluição e harmonia dos espaços, tendo-se para tal respeitado uma métrica simples na sua estrutura. Esta organização permitiu criar os espaços necessários ao cumprimento do programa e passagens fluídas que originam um bom ambiente e conduzem a aberturas correspondentes nas fachadas. Marco Pereira / Cesaltina Barros - Janeiro 2005
- Espaços de circulação exterior: entrada principal, escadas e elevador;
- Espaços de ensino: sala de aula;
- Espaços de reuniões alargadas e/ou apoio ao espaço biblioteca;
- Salas de reuniões;
- Gabinetes destinados a professores.
- Espaços de circulação interior e exterior;
- Átrio, escadas e elevador panorâmico;
Em termos formais, o edifício proposto pretende acima de tudo afastar-se do existente, visto ser de uma outra época, regido por condicionantes materiais e de morais diferentes. Devido a essa intenção de dissociação, os dois edifícios foram separados fisicamente. No novo edifício utilizaram-se materiais e formas mais actuais com intenção de dar ao edifício um carácter moderno sem fugir à proporção do existente. A utilização do reboco sintético e de aberturas rasgadas sao disso um exemplo, mas também como forma de clarificação dos espaços interiores.
A interligação entre os dois corpos (proposto e existente), assim como a circulação horizontal é traduzida de forma leve e transparente para que se consiga, mesmo depois da intervenção, seguir a volumetria do corpo principal da escola. Para isso utilizou-se um material apropriado para o efeito, o vidro.
A circulação vertical é constituída por uma escada integrada no espaço de circulação proposto e um elevador.
Internamente procurou-se uma boa fluição e harmonia dos espaços, tendo-se para tal respeitado uma métrica simples na sua estrutura. Esta organização permitiu criar os espaços necessários ao cumprimento do programa e passagens fluídas que originam um bom ambiente e conduzem a aberturas correspondentes nas fachadas. Marco Pereira / Cesaltina Barros - Janeiro 2005
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